quarta-feira, 26 de outubro de 2011


PCS-4
Sessão do Orçamento é cancelada; greve deve crescer e pressão na Câmara se repetir na terça
Relator do Orçamento se reuniu com Peluso; mobilização e greve têm sido fundamentais para pressionar parlamentares e pautar PCS, diz servidor
 
Todas as sessões da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional desta semana foram canceladas, inclusive a desta quinta-feira (27), que poderia votar o parecer preliminar apresentado pelo relator Arlindo Chinaglia (PT-SP). No relatório não constam recursos para os projetos de lei que revisam os planos de cargos e salários dos servidores do Judiciário Federal e do MPU. Mas emendas incluindo os projetos foram apresentadas.
 
Foram protocoladas desde propostas que prevêem a implantação do PCS integral até o parcelamento em seis vezes. O Supremo Tribunal Federal estaria defendendo agora parcelar o PL 6613/2001 em seis vezes, divididas assim: duas parcelas anuais, sempre em janeiro e outubro, nos anos 2012 (ambas de 15% do custo total do projeto), 2013 (também de 15% cada) e 2014 (duas parcelas de 20% do custo do PL). Pelo menos três emendas neste sentido foram apresentadas, com conteúdo praticamente idêntico, sendo uma delas de autoria do relator do PCS.
 
De acordo com informações obtidas pelo servidor Antonio Melquíades, o Melqui, a próxima reunião da Comissão Mista do Orçamento foi marcada para terça-feira que vem, dia 1º de novembro, véspera do feriado de Finados. Melqui, que é diretor da federação nacional e do Sintrajud-SP, esteve tanto com o presidente da CMO, senador Vital do Rego Filho (PT-PB), quanto com o relator do Orçamento, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).
 
Os dois parlamentares estiveram, na noite de terça-feira (25), reunidos com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, para tratar dos projetos do Judiciário. É provável que neste encontro, ocorrido no início da noite na sede do STF, Peluso tenha mencionado a proposta de parcelamento maior do projeto. O ato seria uma tentativa de abrir caminho para um ‘diálogo’ com o governo. Pelo que a reportagem pode apurar, o presidente do STF tenta, ainda sem sucesso, marcar uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff para tratar do assunto, que envolve também o aumento dos magistrados.
 
Não houve explicação oficial para o cancelamento das sessões da Comissão Mista de Orçamento desta semana. Mas, de acordo com uma funcionária da comissão, isto ocorreu porque ‘não houve acordo’ político entre as lideranças partidárias sobre o conteúdo do relatório preliminar. Não há certeza quanto à votação na semana que vem. O calendário prevê que após a votação do parecer preliminar e suas emendas o relator terá dez dias para divulgar a proposta final. De todo modo, é preciso não só manter como ampliar a mobilização em Brasília e em todo país. É o que avalia Melqui: “Essa pressão no Congresso e os 15 sindicatos que já estão na greve têm sido fundamentais, gostaria que os 30 [sindicatos da categoria] já estivessem na greve”, diz.
 
Por Hélcio Duarte Filho
LutaFenajufe Notícias
Quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário