terça-feira, 25 de outubro de 2011


Em ato público marcado pelo grito contra a política de desmonte do serviço público pelo Governo Dilma, Renova Sindjufe é presença em destaque

Inconformados com as drásticas medidas tomadas pela Presidenta Dilma Rousseff no setor público, reduzindo insumos, cortando gastos de manutenção e congelando salários, os servidores públicos da Bahia se reuniram em frente ao Shopping Iguatemi e exigiram respeito ao povo brasileiro, usuário do serviço público, e ao próprio servidor, elemento atuante do Estado na garantia dos direitos ao cidadão. Estavam presentes no movimento bancários, agentes penitenciários, professores das esferas municipal, estadual e federal, técnicos administrativos de escolas e universidades, médicos, enfermeiros, técnicos da saúde, servidores das justiças comum, eleitoral e do trabalho, entre outros. O grito foi apenas um: “Presidenta Dilma, respeite o meu trabalho! Se o bolo cresceu, tá na hora de dividir!” – “A unidade na luta é que garantirá a nossa vitória” – foi o que asseverou Jailson Lage da Justiça Federal e integrante do Coletivo Renova Sindjufe.
Numa realidade econômica cada vez mais confortável diante da crise do lucro que se desenvolve pelo mundo, o Brasil vem aumentado cada vez mais a sua participação na economia mundial, galgando posições que garantiriam com folga uma vida mais digna para a sua população. Na contramão do crescimento econômico brasileiro o que se vê é a concentração da riqueza produzida pelo povo nas mãos de empresários e banqueiros internacionais, aventureiros de negócios espalhados pelo mundo, tal qual um jogo de pôquer, sem qualquer compromisso com a realidade social dos países.
A Copa do Mundo que se avizinha a cada dia da nossa realidade traz bons augúrios à nossa sociedade, é o que cantam a mídia e os políticos fanatizados, seduzidos e deslumbrados com o poder econômico. Sem dúvida, o que se costumou chamar de progresso vem com eventos desse porte, entretanto o modelo de desenvolvimento econômico a ele atrelado é dos mais perversos, inclusive porque tenta burlar a lei do país – como é o caso de a FIFA não querer assumir a meia-entrada nos jogos, empurrando para o brasileiro o pagamento da conta – além de promover um crescimento ínfimo ao que poderia se fazer pelo povo brasileiro. Ou seja, o investimento não tem qualquer ligação com a promoção da economia local e da qualidade de vida do brasileiro. São apenas números, dinheiro e lucro o que se pretende.
É nessa realidade que se insere a proposta do Coletivo Renova Sindjufe, o qual propõe uma política voltada para o povo brasileiro, uma organização sindical livre e independente de governos e administrações. – “Os cortes nos gastos públicos, a transferência da administração da coisa pública à iniciativa privada demostram claramente o padrão neoliberal do governo Dilma” – é o que diz Hilton Coelho, servidor do TRT da 5ª Região, integrante do Coletivo Renova Sindjufe. – “O lastro econômico que o Governo Dilma pretende oferecer aos investidores estrangeiros pressupõe a redução cada vez maior dos investimentos no setor público, o que é altamente incompatível com a saúde, a educação, a segurança e a justiça no âmbito público.” – adiciona Fred Barboza, servidor do TRE, integrante do Coletivo Renova Sindjufe.
Colegas servidores públicos, não há como se furtar ao embate que se apresenta, sob pena de comprometermos o maior bem que possuímos: o serviço público, patrimônio do brasileiro. Não há em jogo somente o salário, mas garantias constitucionais, como o direito de greve que vem sendo sistematicamente atacado pelos governos, inclusive por via da Justiça e com a conivência dos Sindicatos e Centrais Sindicais cooptados pelo governo. Vamos à luta!
Da redação do Coletivo Renova Sindjufe
André Luís Rodrigues – matéria e fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário