domingo, 23 de outubro de 2011


ORÇAMENTO
Relator não inclui PCS na LOA, mas deixa recursos ‘em aberto’ e em disputa
Chinaglia alega que ainda não há acordo para incluir os projetos; servidores recebem notícia com indignação e determinação de ampliar a greve nacional
 
O relatório preliminar para o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2012 (LOA) não inclui previsão de recursos para os projetos de lei que revisam os planos de cargos e salários do Judiciário Federal e do MPU. Mas deixa cerca de R$ 11 bilhões disponíveis para emendas de bancada, de comissões e do relator-geral. Estes recursos podem, em tese, serem em parte destinados por emendas ao atendimento do PCS e outros projetos ligados a questões salariais do funcionalismo.
 
Não há, no entanto, quaisquer garantias de que isso irá ocorrer. O relatório foi apresentado na tarde desta quinta-feira (20), no gabinete da Presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, pouco mais de 24 horas depois de o projeto de lei que congela os salários do funcionalismo por dez anos (PLP 549/2009) ser votado na Comissão de Finanças da Câmara e avançar em sua tramitação no Legislativo. O relatório cita os projetos salariais dos servidores do Judiciário Federal e do MPU e argumenta que não houve ainda acordo ou sinalização do governo para incluí-los. Pelo país, os trabalhadores receberam a notícia com indignação e, em muitos lugares, determinados a construir e ampliar a greve nacional da categoria. 
 
No encontro que teve com servidores, durante as manifestações de quarta-feira (19) na Câmara, Chinaglia dissera que ‘se depender do governo, o reajuste será zero’. A pressão para isso seria grande e estaria a cargo das ministras Miriam Belchior, do Planejamento, e Ideli Salvati, das Relações Institucionais. No relatório apresentado, o deputado cita tanto os projetos da magistratura e dos procuradores, quanto os relativos aos servidores do Judiciário e MPU e tenta justificar a opção de excluí-los:
         “Perguntamos [à ministra Miriam Belchior] se seria enviada mensagem modificativa do Poder Executivo ao projeto de lei orçamentária. Diante da resposta negativa, dissemos à época que procuraríamos fazer as aproximações possíveis através do diálogo e de troca de informações entre os Poderes e o MPU.
        Até o momento não foi possível compatibilizar as distintas posições sobre o tema.  Assim, decidimos evitar neste relatório preliminar qualquer decisão de grande impacto no orçamento e, por consequência, na vida nacional. O objetivo deste Relator é recolher as várias emendas, opiniões, além de negociar exaustivamente para que haja uma decisão coletiva sobre os vários temas do orçamento”, escreveu Chinaglia.
 
O relator abriu prazo de três dias úteis para apresentação de emendas ao relatório preliminar – no caso os dias 21, 24 e 25 de outubro. A previsão é de que o relatório seja votado na quinta-feira que vem, dia 27. Alterações no projeto de Lei Orçamentária para 2012 podem acontecer até a votação do relatório final, prevista para dezembro.
A decisão de não incluir os projetos do Judiciário e do MPU teria sido o motivo da reunião entre Chinaglia e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, não ter acontecido na noite de quarta-feira (19), como estava previsto. A informação de que o encontro não ocorreu foi obtida pelo servidor Antonio Melquiades, o Melqui, dirigente do sindicato de São Paulo (Sintrajud) e da federação nacional (Fenajufe). Melqui conversou com integrante da direção do STF e com parlamentares.
 
Para ele, a notícia de que o PCS não foi incluído, mesmo com a existência de recursos em aberto, não é boa e exigirá mais pressão da categoria – os recursos existem, avalia, mas é preciso lutar muito para fazer com que eles sejam usados para pagar salários e não para engordar o superávit primário, a economia de verbas usada para pagar juros a banqueiros e outros credores da dívida pública do país. “Temos que aumentar a greve e procurar determinados deputados para que apresentem emendas”, defendeu.
 
Por Hélcio Duarte Filho
Luta Fenajufe Notícias
Quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário