terça-feira, 22 de novembro de 2011


GREVE
Em meio à pressão de servidores, líder petista diz que levará questão do PCS a Dilma
Greve e mobilização do Judiciário e MPU fazem ‘cerco’ a parlamentares no Congresso e ‘ocupam’ Brasília no dia 23; na Bahia, servidor fala com Dilma
 
A pressão da mobilização e da greve dos servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União ‘fez moradia’ no Congresso Nacional, em Brasília, e já é praticamente diária. É em meio a essa movimentação que o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP), se comprometeu em levar diretamente à presidenta Dilma Rousseff a reivindicação dos servidores pela abertura efetiva das negociações e aprovação dos projetos salariais da categoria.
 
“Ele pediu um relatório sobre o que queremos para conversar sobre isso com a Dilma, numa reunião que deve ter com ela na segunda-feira [dia 21] à noite”, relatou Antonio Melquíades, o ‘Melqui’, dirigente da federação nacional (Fenajufe) e do sindicato de São Paulo (Sintrajud). O contato com o deputado ocorreu na sexta-feira (18). Ficou acertado que na segunda-feira o relatório com as explicações a cerca do PCS-4, já entregue em outras versões e ocasiões ao governo, seria levado ao parlamentar. A direção do Supremo Tribunal Federal ficou de também apresentar as razões que fazem o Poder Judiciário continuar defendendo a proposta. O documento será entregue pessoalmente ao deputado na tarde desta segunda, numa reunião da qual devem participar dirigentes da federação e os diretores do STF.
 
Pressão sobre Dilma
 
Na sexta-feira (18), trabalhadores do Judiciário Federal da Bahia protestaram durante evento em Salvador do qual participava a presidenta Dilma. Um dirigente do sindicato no estado conseguiu falar com ela e defender o atendimento das reivindicações da categoria. De acordo com o Sindjufe-BA, Dilma teria dito que ‘os servidores não terão o aumento no percentual apresentado, tão grande’.
 
Tanto Dilma quanto o presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, vêm sendo ‘recebidos’ pela greve dos servidores por onde passam. Em Porto Alegre, Peluso recebeu dirigentes do sindicato local (Sintrajufe-RS) e da federação na semana passada, quando disse que o projeto dos servidores é ‘prioridade’.
 
Deputado conversou com Belchior
 
Na conversa que teve com o dirigente da Fenajufe, o líder petista informou que se reunira com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e esta lhe dissera que o governo trabalha para rebaixar a proposta consideravelmente. Essa informação foi corroborada por dois outros deputados ligados ao Planalto: Candido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo na Câmara, e João Paulo Cunha (PT-SP), ex-presidente da Câmara. 
 
A se confirmar, a suposta afirmação da ministra remete a duas avaliações possíveis e, mais do que contraditórias, complementares: por um lado, pode ser vista como uma confirmação de que o Planalto está de fato empenhado em reduzir muito os projetos, que hoje no máximo repõem a perda inflacionária de 2006 para cá; por outro, pode sinalizar uma possível mudança de tom, já que teria sido a primeira vez que vem a público menção de alguma autoridade do Planejamento em conceder algum reajuste, mesmo que em patamares rebaixados – até agora, o ‘reajuste zero’ era retórica única entre membros deste ministério.
 
“O que sabemos é que a greve nacional e a mobilização em Brasília têm que continuar”, afirma Melqui, que avalia ser o movimento paredista o fator preponderante para pautar o assunto nos três poderes. “É preciso ampliar a mobilização para pressionar o governo, o Congresso e o STF, que precisa de fato se impor”, reforça Saulo Arcangeli, também dirigente da federação e diretor do sindicato do Maranhão (Sintrajufe-MA).
 
Eles destacam a importância das atividades desta semana na capital federal, que deverá ser ocupada pela greve nacional da categoria. Haverá ato na tarde do dia 23, com concentração às 15 horas na Praça dos Três Poderes. Na mesma data, servidores do Judiciário Federal e do MPU do Distrito Federal, que ainda não aderiram à greve, se reúnem em assembleia geral.
 
Por Hélcio Duarte Filho
Luta Fenajufe Notícias
Segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário