segunda-feira, 21 de novembro de 2011


Dilma na Bahia: ouvidos fechados aos gritos dos servidores


A categoria do Judiciário Federal na Bahia – Justiças Federal, Eleitoral, do Trabalho e Militar – fez a parte que lhe competia no processo de conquista do PCS IV. Compareceu aos dois dias de visita da Presidente Dilma Rousseff na Bahia por ocasião da apresentação do PAC Mobilidade e Encontro Ibero-americano Afro XXI. Diante da envergadura dos eventos nos quais se fez presente a Chefe do Executivo, a categoria decidiu sabiamente em assembleia pressioná-la e cobrar uma resposta aos anseios do Poder Judiciário, que ultrapassam planos de cargos e salários diante de tamanha afronta à independência dos Três Poderes que vem acontecendo desde 2010 com a exclusão do orçamento do Judiciário da LOA. A Presidente chegou a responder de forma ríspida um próprio integrante do PT e coordenador do SINDJUFE-BA ao ser questionada sobre o Orçamento.

Vuvuzelas, apitos, fogos, cartazes e palavras de ordem – como “Dilma, Dilmão, todo mês sai um ladrão” – foram as armas da categoria aguerrida em solo hostil, bradando inclusive contra a corrupção. A Policia Militar local e a Guarda Nacional opuseram-se o tempo todo, chegando mesmo a agressões verbais por parte de um integrante desta última e ameaças de prisão em nome da Segurança Nacional. A categoria não se intimidou e manteve os protestos, havendo inclusive apreensão dos rojões utilizados para chamar atenção. Embora todo esforço, em nenhum dos dois dias a Presidente se dignou a receber um representante do Judiciário. Um coordenador do SINDJUFE-BA conseguiu entrar como integrante orgânico do PT, mas mal tocou no assunto “reajuste do Judiciário” recebeu da Chefe um sonoro “48% não vai ter!”.


Colegas, não há outra saída a não ser se movimentar em prol de um Serviço Público bem equipado de pessoas bem remuneradas e condições de trabalho dignas para todos – população, servidores e magistrados. O encadeamento dos últimos fatos – exclusão do Orçamento do Judiciário, perseguição do direito de greve dos servidores, cooptação de sindicatos e falta de negociação – anunciam um Governo com características ditatoriais e concentração de poder. Os únicos que podemos impedir essa conjunção nefasta somos todos nós, esclarecidos que somos e imbuídos de um ideal muito maior do que salários. Em grandes conquistas os acessórios vem a reboque!

Por André Luís Rodrigues – Redação do RenovaSindjufe                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário