sexta-feira, 1 de junho de 2012

LUTAFENAJUFE DESTACA VITÓRIA DO RENOVASINDJUFE!


SINDJUFE-BA
Bahia dá vitória à oposição e opta por ‘separar’ sindicato de governo
Chapa 2 - Renova Sindjufe vence as eleições com 70% dos votos com campanha que defendeu autonomia e independência frente a governos
 
Os servidores do Judiciário Federal na Bahia decidiram mudar a direção do seu sindicato. Com quase 70% dos votos válidos (882 a 409), elegeram a Chapa 2 – Renova Sindjufe para conduzi-lo pelos próximos três anos. Foi uma vitória do movimento de oposição na Bahia e na federação nacional (Fenajufe), entidades controladas majoritariamente por sindicalistas que apóiam o governo Dilma Rousseff e integram partidos governistas.
A Chapa 2 venceu tanto na capital quanto no interior (67%). Também se sagrou vitoriosa no TRT (55%), na Justiça Federal (80%) e no Tribunal Regional Eleitoral (92,5%) nas urnas da capital (ver números ao final do texto). “Foi uma resposta da categoria a quem faz uma política nefasta contra os servidores e os sindicatos”, disse, logo após o resultado, o servidor Jailson Lage, um dos coordenadores da diretoria eleita. A apuração foi acompanhada por dirigentes da Fenajufe.
Apoio na base
Para Jailson, os trabalhadores optaram pelo sindicalismo combativo e autônomo frente a governos, administrações de tribunais ou partidos. Foi também uma sinalização de insatisfação, avalia, com os rumos tomados pela direção majoritária da Fenajufe. A oposição teve o apoio do movimento LutaFenajufe, que defende o resgate da autonomia sindical da federação nacional. A CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular) e a Intersindical também declararam apoio. Na reta final da campanha, o Renova Sindjufe divulgou lista com os nomes de 623 servidores do TRE, JF e TRT que apoiavam a chapa. 
Os candidatos do Renova defenderam a liberdade de opção ideológica e partidária, mas criticaram a submissão de entidades sindicais a interesses de partidos ou governos. Também propuseram a unidade de toda a categoria em torno da defesa de seus direitos e de suas reivindicações. “Foi uma vitória da luta, contra o sindicalismo governista”, afirma a servidora Denise Carneiro, que integrará a coordenação de Imprensa da próxima gestão.
Disputa de modelos sindicais
Ligada à CUT e à CTB, embora o apoio público destas entidades não tenha sido divulgado, a campanha da Chapa 1 – Avança Sindjufe tentou defender a gestão que se encerrava. Tentou, mas a dificuldade para isso tornou-se evidente. Já no início do processo, ainda na definição das chapas, inscreveu sem autorização o nome de um servidor que participava da chapa de oposição. Foi obrigada a retirá-lo e substituí-lo. Na fase final, estendeu faixas próximas aos tribunais com a frase ‘renovar com responsabilidade’. E apelou quando divulgou num jornal de campanha um texto que dava a entender que tinha o apoio de um dos coordenadores nacionais do LutaFenajufe, o que de imediato foi desmentido por ele.
A opção por surfar na onda da renovação, apesar de ser a direção do sindicato, assemelha-se ao que ocorrera pouco antes, aí já explícito nos nomes das chapas, nas eleições para o sindicato de Brasília. Neste pleito, em abril, além da chapa de oposição, Renova Sindjus-DF, as outras duas concorrentes, ambas com integrantes da diretoria, lançaram-se na disputa com os nomes “Renovação com Responsabilidade” e “Mudança Já”.
Também não deu resultado na Bahia, ao menos favorável à chapa da situação, a tentativa de atacar o Renova Sindjufe associando-o ao PSTU e ao PSOL, partidos de esquerda que não integram o governo federal. Há alguns militantes e simpatizantes desses partidos na chapa, embora a maioria dos candidatos não milite em nenhuma organização partidária. De todo modo, o programa da Chapa 2 já deixava claro que, para eles, a opção por se organizar partidariamente é livre, democrática e pode contribuir para as lutas dos trabalhadores. Mas é antes de tudo uma decisão individual e política de cada um. O que é condenado pelos servidores do Renova é que o sindicato funcione atrelado ou subordinado a partidos ou governos. A autonomia sindical integra a lista de princípios defendidos pela chapa.
Vitória da categoria
Aparentemente, o que pode ter pesado mais, e neste caso contra a Chapa 1, é a relação que a diretoria atual mantém com o PCdoB e o PT, partidos que integram o governo Dilma. Embora os materiais da Chapa 2 não batessem nessa tecla, foi inevitável tal evidência – para complicar a vida da situação, o processo eleitoral transcorreu em meio ao boicote do governo à votação do PCS, o projeto salarial da categoria, na Comissão de Finanças da Câmara – tanto deputados do PT quanto do PCdoB faltaram sistematicamente às sessões para inviabilizar o quórum e impedir que o projeto fosse votado.
Os diretores eleitos não querem falar em derrotados no seio da categoria. O que foi derrotado, observam , foi um modelo de sindicalismo que, de um modo ou de outro, ajuda a sustentar o governo que ataca a categoria e congela salários. Ao contrário, querem convencer já os 30% que votaram na Chapa 1 que o sindicato será de todos e que defenderá com unhas e dentes os direitos dos servidores. Para os ‘renovadores’, a vitória é de toda a categoria, que pode sair desse processo unida e renovada para batalhas e desafios que exigem respostas urgentes.
Também miram quem, insatisfeito com a gestão que se encerra, optou por abandonar as fileiras do Sindjufe. “Vamos iniciar já uma campanha de filiação para trazer mais servidores para o sindicato. E chamamos toda a categoria a se unir para lutar pelo PCS e pelo fim do congelamento salarial”, conclama Jailson. Ele lembra que na campanha a Chapa 2 defendeu o sindicato de todos e para todos os servidores. Não era apenas palavras de efeito, garante: o compromisso será honrado.
 
Por Hélcio Duarte Filho
Luta Fenajufe Notícias
Terça-feira, 29 de maio de 2012

Os números da eleição na Bahia
INTERIOR (votos por sedex)   CHAPA 2 - RENOVA SINDJUFE - 234
   CHAPA 1 – AVANÇAR 122
 
INTERIOR (votos urnas de lona)
   CHAPA 2 - RENOVA SINDJUFE - 105
   CHAPA 1 – AVANÇAR 73
 
TOTAL INTERIOR (com região metropolitana, fora Salvador)
   CHAPA 1 - 339 (63,5%)
   CHAPA 2 – 195 (36,5%)
 
CAPITAL TRT
   TRT COMÉRCIO
      CHAPA 2 - RENOVA SINDJUFE - 101
      CHAPA 1 – AVANÇAR 62
   TRT COQUEIJO COSTA
      CHAPA 2 - RENOVA SINDJUFE - 43
      CHAPA 1 – AVANÇAR 46
   TRT PRESIDENTE MÉDICI
      CHAPA 2 - RENOVA SINDJUFE - 40
      CHAPA 1 – AVANÇAR 45
   TOTAL NO TRT CAPITAL
      CHAPA 2: 187 (55%)
      CHAPA 1: 153 (45%)
   CAPITAL JUSTIÇA FEDERAL
      JUSTIÇA FEDERAL (JEF)
      RENOVA SINDJUFE 30
      CHAPA 1 – AVANÇAR 02
   JUSTIÇA FEDERAL (SUSSUARANA)
      RENOVA SINDJUFE 117
      CHAPA 1 – AVANÇAR 35
   TOTAL JF NA CAPITAL
      CHAPA 2: 147 (80%)
      CHAPA 1: 37 (20%)
   TRE CAPITAL
      CHAPA 2 - RENOVA SINDJUFE – 212 (92,5%)
      CHAPA 1 – AVANÇAR 17 (7,5%)
 
TOTAL GERAL      CHAPA 2 - RENOVA SINDJUFE     882 (70%)      CHAPA 1 - AVANÇAR                     409 (30%)

Nenhum comentário:

Postar um comentário